A Oração de Ezequias (Isaías 37:14-20)

Pelo Pastor Joe Staniforth, ministro ordenado, na Igreja Nazarena

Nestes últimos dias, está cada vez mais difícil viver uma vida vitoriosa como cristãos. Estamos constantemente sob cerco, enquanto a apostasia de todos os tipos estão batendo nas portas da igreja. Se queremos ser vitoriosos, devemos buscar não sómente ser “fervoroso” em nossas orações, mas também formidável. Orar formidável não só com zelo por sua igreja, mas em formas que honra a Deus e Sua palavra. Ele é imutável em sua devoção às formas justas. Pois é “a oração eficaz, fervorosa de um JUSTO homem “, que irá beneficiar” contra os assédios do diabo (Tiago 5:16). Rei Ezequias era um homem justo. Ele orou de uma maneira que era agradável ao Senhor. Portanto, o Senhor fez ele uma reino formidável à vista dos assírios apóstatas.

Quando a cidade de Jerusalém foi sitiada pelos assírios, o rei da Judéia, Ezequias, se dirigiu ao Senhor com uma oração. Em sua mão ele tinha a carta de outro rei, o rei Senaqueribe da Assíria, contendo uma ameaça contra Jerusalém: “Não deixe o seu Deus, em quem você confia te enganar, dizendo: Jerusalém não será entregue nas mãos do rei da Assíria. “(Isaías 37:10). O império assírio era temido em toda a Mesopotâmia e por ambos os reinos do norte e do sul de Israel. Na verdade, eles realizaram a maior parte do povo do Reino de Israel cativo (II Reis 18:10), e superam as grandes cidades do Reino de Judá (II Reis 18:13). Até este momento, o Senhor usou a Assíria para trazer julgamento: “a vara da minha ira.” (Is. 10:5). Mas agora, ela iria se atrever a desafiar, não apenas a cidade de Deus, mas o próprio Deus. Por esta razão, ela era uma rebelde – como qualquer apóstata.

Há dois pontos que eu gostaria de ponderar a respeito da oração de Ezequias: O local e a motivação. Se queremos ser vitoriosos contra todos os cercos do maligno, então devemos honrar a Deus na nossa localização e motivação para a oração. Em primeiro lugar, vamos olhar para a localização de sua oração – «Casa do Senhor” (Isaías 31:14) O Senhor iria trazer a vitória para o rei Ezequias, porque tinha honrado a Deus com o seu local de oração. Ele sabia que o Senhor “habitava entre os querubins” do templo (Is. 37:16) e não os altos de outros deuses.

A oração não se limita à casa do Senhor. Nós não precisamos de um edifício ou igreja, a fim de oferecer uma oração, especialmente agora que o véu no Santo dos Santos foi rasgado em dois (Lc 23:45). No Velho Testamento, os israelitas eram comandados: “Mas você deve procurar o lugar onde o Senhor teu Deus escolhe, dentre todas as tribos, para colocar seu nome para a sua morada; e lá você deve ir. ” (Deut. 12:5). No Novo Testamento, Jesus disse à mulher junto ao poço, que as pessoas não iriam adorar “o” Pai no templo, mas “em espírito e em verdade.” (João 4:23 , 24)

No entanto, se devemos adorar “em verdade” podemos fazê-lo em lugares que são estritamente proibidos pelo Senhor? Ezequias foi anunciado como um dos maiores reis, porque ele livrou a terra dos “lugares altos”

Ele tirou os altos e quebrou as colunas sagradas … Confiou no Senhor Deus de Israel, de modo que depois dele não houve semelhante rei entre todos os reis de Judá, nem os que foram antes dele. ” (2 Reis 18:4 a, 5)

Os altos foram as estações definidas em montanhas ou colinas onde ritos seculares religiosos foram realizados. Determinados povos da terra de Canaã, acreditavam que seus deuses habitavam nesses lugares. Os israelitas frequentemente utilizados esses lugares para adorar o Senhor seu Deus. Por exemplo, quando O rei Manassés se arrependeu de sua rebelião contra Deus, ele eliminou muitos dos ídolos da casa do Senhor, mas permitiu a adoração de Deus para continuar os altos (II Chr. 33:15, 17). No entanto, é o culto ou a oração em lugares como estes justificados, porque ele é dirigido à Deus?

Não há dúvida de que Ezequias considerou a Palavra do Senhor, como a autoridade sobre todas as questões da vida, assim como seu bisneto, o rei Josias. Josias foi dedicado ao Senhor desde a idade de oito anos. No entanto, depois que o livro da lei foi redescoberto no templo, à luz da Palavra de Deus serviu para expor muitas abominações na terra (II Crônicas. 34:8-28).

O rei Josias, obviamente, redescobriu um mandamento do Senhor dado em Deuteronômio. Antes que o exército israelita entrou na terra prometida, o Senhor disse:

” Certamente destruireis todos os lugares em que as nações que haveis de subjugar serviram aos seus deuses, sobre as altas montanhas, sobre os outeiros, e debaixo de toda árvore frondosa “(Dt. 12:2)

Quando os israelitas estavam no ministério da expropriação a terra do mal, o Senhor ordenou uma varredura limpa. Isto inclui, não apenas a destruição das pessoas más, também dos lugars maos. Neste mesmo capítulo o Senhor ordenou àqueles que usam métodos pagãos para se encontrarem com Ele: “Não farás assim para com o Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele detesta, fizeram elas para com os seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimam no fogo aos seus deuses.” (Dt. 12:31) Por isso, quando Josias, viu as abominações dessas estações de adoração, ele se arrependeu, destruiu e removeu os sacerdotes que eram responsáveis para a realização de tal adoração de certas posições (2Rs 23:5, 9).

Instituições acadêmicas Nazarenas e Igrejas Nazarenas em toda a América adotaram novos locais de oração chamados labirintos e estações de oração. Até recentemente, um labirinto foi usado pelos alunos  na Universidade Nazarena Trevecca. No Congresso da Juventude Nazarena em St Louis, em 2007 eu, pessoalmente, testemunhei um labirinto em uma sala de oração, em que jovens foram incentivados a oferecer suas orações. Estava localizado oposto de duas cabines de simulação confessional, feita com cortinas pretas. Milhares de jovens foram incentivados a utilizar a sala de oração no conjunto principal. Além disso, em 2009 na Assembléia Geral, na Flórida, duas salas diferentes foram criados com as estações de oração, e as pessoas foram encorajadas a se reunir para rezar nesses lugares pelo Secretário-Geral David Wilson.

Em nenhum lugar nas Escrituras somos instruídos a usar um labirinto como um lugar para orar. Ao contrário, estas estruturas labirínticas, (também chamado de “passeios de oração”) têm suas raízes na mitologia pagã do mundo antigo. Por exemplo, na mitologia grega, o Minotauro vivia no centro de um labirinto, e usou sua casa como um lugar para devorar os jovens. Na antiga religião do budismo, o labirinto é conhecido como “mandala”, que significa “desenho sagrado. ‘ Como os altos, eles estavam associados à adoração de falsos deuses e redescoberiram em santuários – locais de culto. Além disso, podemos rastrear o uso de labirinto na “tradição” sagrada do catolicismo romano todo o caminho de volta a 324 AD, em uma basílica do Norte de África (Saward, “O Labirinto da Irlanda”, np). Entretanto, como não há razão nas Escrituras para o labirinto, é evidente que esses católicos haviam emprestado a partir de culturas pagãs.

Mais recentemente, labirintos foram introduzidas e popularizados nos círculos religiosos nos Estados Unidos pela Dra. Lauren Artress, uma sacerdota episcopal. Em uma visita à Catedral de Chartes, em França, ela descobriu um labirinto que tinham sido cobertos por cadeiras. Tirou as cadeiras, e deu o relatório de sua experiência em seu livro, Percorrendo um caminho sagrado: Redescobrindo o labirinto como uma ferramenta espiritua. Ela escreveu: “Todos no nosso grupo sentimos um misterioso fortalecimento da nossa caminhada. Olhando para trás sobre essa experiência, sinto que tocou o Espírito Santo. Cada um de nós se aventurou para o centro de nossos seres no labirinto de Chartres naquele dia ” (Artress “Trecho de percorrer um caminho sagrado” np). Artress então introduziu o labirinto de Grace Cathedral, em San Francisco. Desde então, os labirintos têm aumentado em igrejas e outros estabelecimentos religiosos em toda a América.

Estações de oração podem ser encontradas em um labirinto ou sozinhas. Simplesmente, diferentes estações, talvez em uma mesa ou no chão, são criadas ao longo de uma rota pré-determinada. Em cada uma destas estações de oração, você pode encontrar livros sobre a oração contemplativa, versos da Bíblia, imagens, ícones, velas ou outros dispositivos para criar um tipo de experiência multissensorial. As “estações” são muito semelhantes as estações da cruz “- a sagrada” tradição “do catolicismo. Originalmente, a peregrinação a Jerusalém, foram conduzidos por monges que buscavam uma ‘santa’ experiência, e pararam em “estações” ou mosteiros pelo caminho. Com o tempo, os franciscanos dos 1600 construiram santuários na Europa, para duplicar os da Terra Santa. Contudo, não foi até 1731 que o Papa Cimento XII permitiu todas as igrejas à construir estações dentro de seus edifícios. A norma de catorze estações foram criadas, cada uma representando um incidente na peregrinação amarga da jornada de Cristo à cruz (alguns destes incidentes não são encontradas na Bíblia). Como as estações de oraões, os participantes receberam as imagens e ícones como um auxílio multissensorial para oração e meditação .*

Embora muitos são rápidos para defender estes lugares, devido a uma experiência sensorial para a qual foram submetidos, nós simplesmente não podemos evitar um dos princípios essenciais da fé cristã: “Porque andamos por fé, não pela vista.” (II Coríntios. 5:7) Os participantes nas estações de oração são incentivados a andar em um lugar onde se assenta sobre o mundo multisensorial, e não a Palavra de Deus. Pode Deus honrar um lugar que testa essa verdade? Podemos substituir a fé com tato e sensação? No sopé do Monte. Sinai, os israelitas não foram fiéis o suficiente para simplesmente esperar no Senhor. Assim, eles criaram o Bezerro de Ouro. Arão, vendo isto, ele usou essa imagem para adorar o Senhor – “uma festa para o Senhor.” (Êxodo 32:5 ) Ao invés de simplesmente fechar os olhos, e fielmente orando a Deus que os libertou do cativeiro, eles voltarm para as imagens do Egito.

Nas Escrituras, existe apenas uma “imagem do Deus invisível” e seu nome é Jesus (Col. 1:15). Ele é o único que serve como mediador entre Deus e o homem (Heb. 6:15). Sempre que O substimuimos  por lugares carregados de adereços para apelar aos sentidos, começamos o trabalho de fazer imagems (Deut. 4:24). Nós, inevitavelmente, acabam adorando a imagem, e não o próprio Deus. Tomemos por exemplo a missa católica romana: A hóstia transformou-se a tal imagem. Invés de um símbolo do corpo de Cristo, agora se torna o corpo de Cristo, para o qual o sacerdote se reverencía após a transubstanciação.

Nas escrituras, encontramos o exemplo perfeito de um símbolo que se tornou mais do que Deus pretendia que fosse – a serpente de bronze. Porque o povo exigia algo tangível com a qual o culto, não só Ezequias teve que destruir os lugares altos, mas também “quebrou em pedaços a serpente de bronze que Moisés tinha feito” (2Rs 18:4). O que tinha sido um símbolo da morte sacrificial de Cristo (João 3:14) tinha-se transformado agora uma imagem de adoração: “os filhos de Israel queimado incenso para ele, e o chamou Nehushtan “(2 Reis 18:4). Esta é uma indicação definitiva para o perigo de confiar em vista e não em fé. Como agora temos o que a serpente de bronze representava, Jesus Cristo, por que precisamos de ícones, imagens e velas para nos aproximarmos de Jesus? Disse: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim. “(João 12:32)

Apesar dos grandes perigos do uso de tais locais de oração, o presidente da Universidade Nazarena Trevecca, Dan Boone, recentemente tentou defender o uso de estações de oração e labirintos. Apesar de que um labirinto foi agora removido desta universidade, “para evitar ofender”. Apezar disto, o presidente não admite qualquer delito. (Boone, “Dr. Boone Comentários sobre Trevecca”, np)

Embora Dan Boone usou labirintos e estações de oração em um esforço para trazer avivamento, Deus pode conceder a vitória quando a Sua Palavra está contaminada pelo uso de métodos pagãs, especialmente quando levamos em conta que os nossos jovens estão sendo ensinados “a tropeçar em sua formas, desde os caminhos antigos “? (Jeremias 18:15). Ezequias viu a vitória porque ele destruiu tais lugares e se reuniu com o Senhor na terra santa! Tanto ele como seu povo foi prometido pelo Deus vivo que os assírios seriam enviados de volta, e a nação seria “semear e colher” mais uma vez (Is 37:29,30). Talvez nós podemos experimentar essa renovação, se voltarmos à orar nos lugares que são agradáveis ao Senhor!

Em segundo lugar, vamos olhar para a motivação para a oração de Ezequias. Na conclusão, ele afirma:

” Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor.” (Isaías 37:20)

A razão da alma de Ezequias para buscar a vitória sobre os assírios era que Deus foce glorificado. Com a queda de cada cidade antes do cerco de Jerusalém veio a queda de esperança e os deuses, em quem tinham confiado. Por esta razão, os líderes da Assíria tinham se tornarado orgulhoso. Embora o Senhor Deus de Israel tinha usado como instrumento de punição, eles agora usaram a autoridade para voltarem contra o único Deus verdadeiro: “Quem dentre todos os deuses das terras tenham entregue os seus países de minha mão, que o Senhor possa livrar a Jerusalém das minhas mãos? “(II Reis 18:25). Era desejo de Ezequias que o Senhor defenderá a cidade de Jerusalém, de modo que, ao contrário dos deuses de outras cidades, o mundo saberia que Ele foi o único Deus.

Assíria não compreendeu que o Senhor Deus Todo-Poderoso não poderia ser adorado em lugares pagãos. Rabsaqué, um porta-voz do rei Senaqueribe, escarneceu Ezequias fora dos muros da cidade:

” Mas se me disseres: No Senhor, nosso Deus, confiamos; porventura não é esse aquele cujos altos e cujos altares Ezequias tirou, e disse a Judá e a Jerusalém: Perante este altar adorareis? ” (Isaías 36:7)

Rabsaqué faltava discernimento. Ele tinha assumido que o Senhor era como qualquer outro deus, e poderia se encontrar com o Seu povo nesses mesmos lugares que os pagãos oravam. Ele não conseguia entender por que Ezequias destruiu os lugares altos. Além disso, o seu orgulho tinha excededido seu senso de julgamento, e logo o levaria à sua queda. O Santo não iria tolerar um desafio à sua autoridade.

Da mesma forma, grande parte da liderança na denominação do Nazareno tem mostrado como o discernimento quanto Rabsaqué. Por exemplo, em um vídeo pelo pastor na Igreja Nazarena Sojourn Igreja na área de Dallas, Texas, o labirinto é aprovado quando a sua liquidação caminho é em relação à jornada cristã (Anónimo, “Permanência de vídeo”, 2009). Além disso, o subsídio de estações de oração na Assembléia Geral na Florida está cheia de uma completa falta de discernimento.

Vamos entender que Ezequias sabia que não haveria perigo ainda maior à frente, se o Senhor não lhes deu a vitória. Se os assírios haviam superado Jerusalém, o povo desta cidade teria assumido que o seu Deus era um Deus de compromisso: ele seria visto como um deus que comandava o seu povo para destruir todos os lugares altos, mas não estaria disposto a defender os “justos”, como Ezequias, que obedeceu ao Seu mandamento. Tal deus seria nada menos do que um hipócrita. Ele certamente não é o único Deus verdadeiro, que recebe toda a glória, quando os homens diligentemente seguem a Sua Palavra.

Não temos apresentado à nossa juventude um Deus de compromisso, quando nós os incentivamos a orar a Deus de maneira tão pagana? Já não estamos ensinando a nossa juventude a andar pela fé, e não pela visão, quando nós damos para eles ajudas de todos os tipos com os quais rezar? Não basta Jesus, que precisamos de imagens e ícones? Para onde foi todo o nosso discernimento?

No final do evangelho de Lucas, o médico escreve: “E Ele lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras.” (Lucas 24:45) Jesus abriu compreensão das escrituras os apóstolos, a fim de que eles pudessem compreender inteiramente o significado da Sua morte e ressurreição (Lucas 24:46-48). Jesus morreu para que sua noiva, a Igreja, pode ser purificado de todas as maneiras pagãns  (Ef 5:25,26). Os olhos destes homens tiveram de ser aberto a esta verdade, porque eles tinham sido chamados por Jesus para ser os líderes na igreja. Sua tarefa foi criada diante deles: “para pastorear a Igreja de Deus, que Ele adquiriu com o Seu sangue.” (Atos 20:28) Portanto, eles foram dado discernimento por Deus, para que a igreja para a qual Ele pagou um preço tão pesado não seja manchada por coisas como a oração pagã.

No entanto, dentro da Igreja Nazareno, os homens têm permissão para levantar-se entre nós, que não tem nenhum entendimento das Escrituras. Assumem posições atrás de nossos púlpitos, mas eles não possuem a verdade que é encontrada na Palavra de Deus: Eles não contam o sangue de Jesus Cristo suficiente para nos libertar de todo pecado. E, como já afirmei antes, eles fizeram os meninos das nossas instituições acadêmicas para se apaixonar por suas práticas pagãs (Mat. 18: 6 º). Cristo não quis morrer em um lugar pagão, fora das muralhas de Jerusalém, onde estavam os assírios, que Ele pode purificar seu corpo de todo o paganismo? Deus tenha piedade de nós!

* Desde que escrevi este artigo, eu observei duas Igrejas Nazarenas que estão usando agora Estações da Cruz, durante seus eventos de Páscoa. A primeira igreja é baseada em Houston, Texas e a outra é dado por meio de um anúncio em uma Igreja Nazarena em Visalia , na Califórnia.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: