De Evolução a Imaginação: Será que as Universidades do Nazerano Estão Ensinando a Verdade da Palavra de Deus?

Por Pastor Peter Migner,

Igreja do Nazareno de Deland, Florida

Caro Rev. Jenkins,

Eu quero ir no registro com você como um pastor sob a sua liderança, que estou muito perplexo e eu estou lutando com a direcção actual da Igreja do Nazareno e os seus Colégios e Universidades. Eu não sei quantos estão do meu lado e da minha esposa sobre estas questões, ou se permanecermos uma espécie de minoria medrosa silenciosa de líderes que lutam com essas questões. Passei um ano lendo e investigando tendências na nossa igreja do Movimento Emergente, e do que está sendo permitido nos nossos recintos universitários cristãos.

No espírito do amor submeto-lhe um sumário da minha correspondência que tive com vários em liderança, nestes últimos meses. No final de dezembro de 2009 eu escrevi para GS Jesse Middendorf sobre a minha preocupação com a evolução que é ensinada na ENC. Depois de dois meses, a resposta que recebi, foi um resumo de uma carta de 3 páginas, aonde ele foi muito gentil e amável. A resposta foi basicamente que eu / nós devemos ter liberdade (tolerância) para coisas não-essenciais e que há espaço para a diversidade dentro das paredes da Igreja do Nazareno em temas como a criação.

Insatisfeito com a resposta, escrevi ao Professor Karl Giberson diretamente no ENC sobre a sua posição quanto à criação do primeiro homem Adão. Ele respondeu em um breve comentário que eu deveria apenas ver o seu blog (leia sobre heresia no blog), e que ele não tem tempo para correspondência pessoal, devido ao alto volume de perguntas que ele recebe. Professor Karl fez a observação de que todas as minhas perguntas sobre Adão estavam no site da web. Depois de uma revisão cuidadosa dos postos do site da web e muitos outros correios concluí que de fato o Professor Karl e vários outros Professores Nazarenos estão promovendo a heresia na Internet e também nas classes dos Colégios e Universidades. A Bíblia nos adverte de tais falsos mestres! E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” (2 Pedro 2:1)

Portanto agora a minha pergunta depois de algumas interrogações é: alguém na liderança sabe como identificar professores falsos e profetas hoje em dia? Fora das nossas paredes Nazarenas encontramos professores culturalmente populares e pregadores como Rob Bell que estão influenciando muita gente com a sua excelente capacidade de comunicação. Se você escutar cuidadosament a Rob Bell e muitos outros professores culturalmente significantes, estes estão ensinando a heresia ao lado de outras verdades bíblicas.
Há algumas semanas atrás, eu fiquei furioso quando descobri que TNU estava hospedando um retiro em um convento católico em KY. Em vez de escrever, eu chamei a TNU e falei com o presidente Dan Boone diretamente. Realmente apreciei o tempo pessoal no telefone com Dan. Depois da chamada, e após refletir sobre nossa conversa eu ainda mantenho a minha posição, apesar do que o presidente Boone diz sobre suas razões para justificar um retiro neste mosteiro Católico.

Na minha opinião não devemos estar enviando nossos estudantes para esse tipo de lugar e intencionalmente expondo-os a práticas e ícones da religião Católica, como isto é uma forma de endosso silencioso na pior das hipóteses, e ensino da tolerância religiosa na melhor das hipóteses. A resposta de Dan Boone para mim foi, que basicamente é barato e acessível e já estamos fazendo isso há 40 anos.

Entendo a frugalidade nesta economia mas ainda devo perguntar, “no final (retiros baratos) justifica os meios (Mosteiro Católico) quando ofendem ministros como eu (antigo Católico) quem foram resgatados há muitos anos dos ensinos falsos (heresia) da Igreja Católica?”

Apenas nesta semana passada o nosso pastor para a Igreja Hispânica Nazarena conduziu três mulheres Católicas adultas a Cristo. Elas ouviram o evangelho pregado pela primeira vez em uma igreja Nazarena. Elas vieram para a frente do altar da nossa igreja para receber Jesus Christo como seu Salvador. Agora devemos começar a ensinar-lhes a verdade que a igreja Católica nunca lhes revelou.

Esta semana passada eu descobri que Point Loma Nazarene University está apresentando alguma conferência grotesca sobre a Imaginação Profética e entre os oradores convidados destacados se encontram: Um Ativista Ambiental, um Monge, um Sacerdote, um Ativista Preto e logo esta apresentação é conduzida pelo Presidente da NTS. Nas sessões de estudo se encontra um Imã Muçulmano, um Padre Católico e Professores da ENC, NNU, PNU e TNU. Esta não é a Igreja de Santidade para a qual eu fui conduzido quando jovem da minha herança Católica romana.

Alguns dos tópicos desta conferência são totalmente estranhos e Emergentes em natureza, como Sofia e Phronesis: Como Pergunta sobre Teologia e Pedagogia Feminista de Atos da Imaginação Profética.

Me preocupo que, se isso continuará por muito mais tempo, a Igreja do Nazareno será totalmente controlada por heresia, entre uma geração que confiou aos anciãos da igreja que os conduziram a essas falsas doutrinas. Minha pergunta é quantos ministros mais sairão da igreja, como o reverendo Rick Headley recentemente fez em Ohio.

Eu realmente gostaria que isso tudo fosse apenas um pesadelo, e que eu vou acordar logo e ao despertar, encontrarei que a nossa grande denominação de santidade não ficou de fato somente uma outra gente tolerante e sem distinção. Se você não acreditar no que eu estou escrevendo por favor de uma olhada nestes links e veja por si mesmo.

Nutrindo a Imaginação Profética

Horário de Conferência da PNC.

P.S.

Meu filho mais velho esta no primeiro ano escolar em uma das nossas universidades Nazarenas e não estou certo sobre o seu futuro académico se esta situação continua do geito que está. Eu honestament não posso apoiar nossas faculdades e universidades se isto é para se tornar padrão em nossa denominação. Quanto ao resto dos meus quatro filhos, chegando a sua fez, estou inclinado a começar a procurar outro lugar para sua educação. Talvez o meu voto será apenas por força do Evangelho de dinheiro até que uma resistência verdadeira seja feita pela igreja Geral.
Atenciosamente,
Pastor Peter Migner

Igreja do Nazareno de Deland, Florida

Blog (English): Nazarenos para o Criacionismo Bíblico

Deixe uma Resposta

