O Que Os Emergentes Acreditam? Uma revisão.

Recentemente, um pastor amigo meu me perguntou o seguinte, e eu pensei que seria boa oportunidade para dar a vocês um breve resumo sobre as principais características e crenças de um pensador emergente.

“Como alguém pode saber com certeza 100% que ele é um pastor emergente? É um conjunto formal de pensamentos ou crenças que o fazem um?Ou só porque ele / ela não condena algo, isso significa que ele / ela o perdoa? “

Permitam-me responder à última pergunta: “Ou só porque ele / ela não condena algo, isso significa que ele / ela o perdoa?” Não, não. E eu nunca pediria que alguém condenace qualquer movimento, a menos que eles próprios têm chegado à conclusão evidente que eu tenho, que é um movimento não de Deus, devido à sua ideologia de base que é contrária à Escritura. Algumas pessoas ainda não podem condenar-lo sem rodeios, porque não sabemos muito sobre ele, ou só um pouco. Para aqueles que têm chegado a essa conclusão, peço-lhes para falar contra ele, se eles acreditam que essas práticas emergentes contradizem a Escritura e estão ameaçando a salvação da nossa juventude e outros.

“Como alguém pode saber 100% com certeza  que ele é um pastor emergente? É um conjunto formal de pensamentos ou crenças que faz de você um?” Os que eu sei com certeza são emergentes, e há muitos com que eu realmente passei algum tempo conversando, indo e voltando com eles no fórum NazNet, ou o meu próprio blog, mantem determinados valores ou crenças, que eles próprios articularam para mim. Nem todos compartem exatamente as mesmas coisas, mas, em geral, existem algumas coisas que eles fazem.
Eu não acho que há um compromisso formal, a definição oficial para baixo da ideologia emergente que qualquer um pode agarrar e ler. Eu não sei de um determinado universalmente reconhecido “manual” para a ideologia e doutrina emergente. A ambigüidade no movimento é uma das coisas que eles gostam, para mantê-lo um alvo em movimento, então eles não podem ser fixados por completo, especialmente na doutrina . É por isso que eles tendem a minimizar a doutrina bíblica, para articular as suas convicções de uma maneira muito clara, não seria vantajoso para eles. Brian McLaren é geralmente considerado o “padrinho” do movimento emergente.

Em meus dois anos de pesquisa, aqui estão algumas de suas atitudes e crenças que eu descobri que eles têm em comum:

1. A Bíblia não é a palavra totalment inspirada por Deus.
Esta é a base e mais crítica e perigosa fundação do pensamento emergente, hoje em dia, na minha opinião. A crença de que a Bíblia “Contém” A palavra de Deus, mas não é necessariamente a palavra de Deus, no total. Isso abriu as portas para pessoas como Karl Giberson de ENC com o seu ensino da evolução e da rejeição de inerrância bíblica, Tom Oord de NNU com o seu ensinamento Teísmo Aberto (Deus não sabe o futuro), e processo de Dennis Bratcher de Teologia (Deus aprende com seus erros). Estes falsos ensinos levaram emergentes muitos a aceitar, ou pelo menos manter a possibilidade de que Adão foi, talvez, apenas uma fábula, e não uma pessoa real, ou que não houve um dilúvio global, como a Bíblia diz que havia, ou talvez que Matusalém realmente não viver por 967 anos, ou que Jonas não foi engolido por um peixe grande, e assim por diante. (Em vez disso, leia Salmo 119 e aprenda sobre o poder e a autoridade da Palavra de Deus; A palavra de Deus é a verdade (João 17:17), Que é eterno “, e suas ordens são confiáveis, as Suas leis são direitas, dando luz e entendimento; dirigindo nossos passos, tornando-nos mais sábios do que os nossos inimigos, que nos faz abençoados, nos fortalece, nos sustenta.  Jesus disse que nem mesmo a menor parte das escrituras pode ser rompido. Hebreus 5:12 exorta o registro escrito dos oráculos de Deus.  Paul disse que suas palavras foram a palavra de Deus (1 Tess. 02:13, 1 Coríntios. 04:01, 2 Coríntios. 05:20.  E, finalmente, diz em Apocalipse 22:18-19 Que é importante não adicionar ou subtrair as palavras desta profecia (Apocalipse). A palavra de Deus é a VERDADE!

2. A Bíblia é um mistério. Popularizado e expôsto muitas vezes por Brian McLaren, Rob Bell, entre outros. É uma fascinação com a Bíblia como algo que não pode ser verdadeiramente compreendido, porque é envolto em mistério, que é demasiado complexo para que os cristãos saibam algo com certeza. (Esta é a tentativa de fazer todas as coisas relativas, e negar a autoridade, clareza e infalibilidade das Escrituras, que, creio, está no cerne da ideologia do movimento. Negar clareza e infalibilidade das Escrituras, que estabelece as bases para qualquer coisa vai, e coloca-se uma parede de “não julgar” para aqueles que negam a confiabilidade das Escrituras. Não há absolutos, mas ao mesmo tempo, eles estão dizendo que há um absoluto: “não existem absolutos!” Você vai ver muitas vezes esta incerteza colocados nas mesmas passagens mais óbvias das Escrituras, e eles insistem em que você está usando sua “interpretação pessoal”. Para os pais que insistem que a Bíblia é misterioso “para o” core, como Rob Bell diz, com certeza que eles estão certos de si mesmos. Que ironia!

3. Abraçar a antigos rituais, as práticas pagãs e místicas. Os emergentes têm um amor para a interposição de antigas práticas católicas e rituais pagãos, uso de velas, ícones e outros “acessórios” para nos ajudar a chegar mais perto de Deus; labirintos oração, lectio divina, de oração, e tal. Eles também abraçam os escritos desses hereges óbvio como Henri Nouwen e Thomas Merton, Ambos místicos católicos que abraçaram o universalismo e de outras religiões. Esta é uma parte essencial da ideologia emergente, e emergentes, querem defendê-lo completamente, ou eles vão dançar em torno das questões e se recusam a condenar estas práticas pagãs ou seu amor por esses místicos e os seus escritos. Em um post anterior, afirmei que Cristãos tem que ser totalmente abertos sobre o que eles acreditam, e que eles condenam claramente anti-bíblica, não é assim com emergentes. Tendem dançar em torno das questões, e não afirmar claramente que, por exemplo, um labirinto de oração não tem qualquer tipo de negócio em um Igreja Cristã, porque não é bíblico. Essas práticas são todas um ataque sobre a suficiência das Escrituras para os cristãos, em vez disso, nada mais é necessário. A Bíblia é tudo que precisamos para viver nossa vida cristã, e não há necessidade de usar essas coisas para melhorar isso. Isso é um insulto à suficiência de simplesmente colocar nossa fé em Cristo e Sua morte na cruz.

4. ALOJAMENTO POST-MODERN/CULTURAL. Os emergentes estão fascinados com a idéia de que precisamos ajustar a Bíblia para a cultura em um mundo pós-moderno. Em vez de focalizar a verdade imutável do Evangelho e como ele fez o seu trabalho através da Espírito Santo. Por mais de 2 mil anos, eles estão obcecados com a “comunidade” e “missionária”, e toda sorte de outras frases que enfatizam a tentativa de “tornar-se relevante” para a cultura pós-moderna. Confie em mim, missional não significa o que usava significar. Aqueles de nós que se opõem a essa ideologia dizemos a ele, a Bíblia sempre é, e sempre será relevante para a cultura, não devemos comprometer-lo, e não devemos duvidar que o evangelho “, uma vez dada aos santos”, vai fazer o seu trabalho através do Espírito Santo, nesta cultura, ou outras culturas para vir. Além disso, será que alguém acha que o pós-modernismo vai durar para sempre? Quando a cultura de moda próximos vem, o que fazemos então? Mudar de novo? Sua posição básica é esta, que Brian McLaren mantém: em 2000 anos, temos tudo errado, e precisamos começar tudo de novo. Assim, o título de seu livro e é, “um novo cristianismo”, diz tudo. Mas a Escritura diz: “Porque não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro para o Judeu e também ao Grego. “Romanos 1:16

5. EVANGELHO DA JUSTIÇA SOCIAL / SOCIAL.
Uma fascinação doentia com o evangelho social. Ou com a justiça social, e as preocupações ambientais, e um reino de Deus a mentalidade da terra, que nós mesmos podemos direito de todos os males e injustiças do mundo, se trabalharmos juntos com alguém, e qualquer religião. Eu acredito em ajudar os pobres, os oprimidos, etc, mas muitas vezes emergentes de-enfatizam o objetivo primário (pregação do evangelho para os perdidos) em detrimento da limpeza das calçadas dos bairros, sem nunca chegar a qualquer perdidos com a mensagem. Estamos ignorando o fato de que o reino de Deus real não será finalmente estabelecido até o retorno de Cristo em Sua glória, para julgar o mundo.

6. Minimização da doutrina. A minimização da doutrina bíblica, incluindo mas não limitado ao seguinte: a importância da doutrina de direito, a vinda do julgamento do mundo e a volta de Cristo, a existência e a realidade de um inferno literal, a negação de que haverá punição eterna para aqueles que rejeitam a Cristo; separação do mundo, enquanto estar no mundo. Ainda mais e mais, a Escritura enfatiza a importância da doutrina de direito (1 Tim 4:16; 2 Tm. 4:1-5, Atos 20:28-31; 01:03 Jude)

7. SINCRETISMO Ou mistura com outras religiões. Muitos também parecem mostrar uma afinidade muito próxima de uma visão universalista de salvação, como McLaren e outros, que não querem responder à perguntas, ou que dizem que, provavelmente, hindus e budistas irão para o céu, mesmo se não tiverem arrependido e sem aceitar a Cristo. Tenho visto esse tipo de pensamento, mesmo no fórum NazNet, que é um site de discussão oficial Nazareno. Nem todos emergentes pensam assim, mas muitos fazem, e este é um passo perigoso em direção à aceitação do universalismo e relativismo direito na igreja evangélica de hoje. (João 14:6)

8. DISTORTION ou rejeição de julgar. Emergentes enfatizam o amor e a amizade, e rejeitam sentenciar, como se você só pode ter um ou outro. Lembra-se quando Paulo repreendeu a Pedro publicamente por um problema aparentemente sem importância, e em público? Eu acredito que Paulo fez por amor, e assim como a sua crítica e censura por várias igrejas para quem ele escreveu. Paulo amava essas pessoas, e foi por amor a eles que ele expôs os seus erros para que eles pudessem mudar daqueles erros, e seguir à direita doutrina. Não deixe que ninguém lhe dizer que você como um indivíduo cristão não pode julgar um conjunto de crenças ou doutrina de alguém ou sua prática. Isso é chamado de discernimento, e sem ele, nós não podemos fazer o trabalho de defender o verdadeira fé. Os emergentes rejeitam isto porque se aceitam, seria mais claramente expor seus falsos ensinos e trazê-los à luz.

Portanto, esta é uma breve descrição de algumas coisas para você cuidar e perguntar se um pastor ou outro Cristão pode ser emergente. Tenha em mente que eles não serão, em geral, grite, mas vão esconder a sua ideologia como o são tanto quanto possível e muito sutil em seus ensinamentos. Você deve estar fundamentado na palavra de Deus, ou você pode ser enganado por língua e argumentos soando muito bem.

Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. Col. 2:08

“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.”1 João 4:1

Que o Senhor nos ajude a permanecer fiel ao evangelho “de uma vez por todas confiada aos santos”. Que Ele nos dê a coragem de ajudar e dar testemunho de alguém que pode estar caindo em cativeiro para estas falsas doutrinas. É nossa responsabilidade, como fiel cristãos, a seguir todo o conselho de Deus.

Manny

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: