Senhor, Não Fizemos Muitas Coisas Maravilhosas Em Teu Nome?

(Por John Henderson)

Mateus 7:21-23 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. “. “… Eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras ” (Apocalipse 2:23 b).

Eu compartilhei por e-mail um artigo de Terry Ivy [1] em que ele discutiu a falta de igrejas que se concentram principalmente em programas em detrimento de conversões, como crentes evangélicos entendem conversões. Ele não estava criticando programas como tal, mas o fato de que as conversões vigorosas estavam conspicuamente ausente e tudo o que restava eram os programas e eventos.

Tornou-se uma doença da alma da igreja e essas atividades parecem ser tudo o que eles não deixaram que os faz pensar em igreja real. É a sua substituição por compromisso com o chamado de Jesus para ir para o mundo e ganhar almas, então alimentá-las nas coisas de Cristo. É o seu abandono do princípio da Igreja do Novo Testamento de adicionar à igreja aqueles que serão salvos.

Na verdade, quando eles dizem que querem voltar às práticas da igreja primitive, não é a igreja primitiva eles significam. Eles nunca voltam ao passado mais que o ano 200 DC, mas perdem tempo sobre nas heresias nascentes dos séculos depois, buscando ressuscitar os velhos erros, muitos dos quais até mesmo a Igreja Católica moderna está abandonando. Eles ansiosamente correm atrás de seus professores complacentes mas, “tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis” [2] e perdem a chamada de Deus completamente.

Eles devem de alguma forma saber lá no fundo, mas escolhem fechar os olhos e ouvidos do entendimento espiritual contra advertências do Espírito e chegar a um lugar onde eles realmente pensam que estão servindo a Cristo. Depois de ser completamente auto-enganados, eles avançam em arrogante autoconfiança todo o caminho até a Barra do julgamento de Cristo. Mesmo assim, eles ainda acham que têm servido ao Senhor até que o Senhor mesmo tem que dizer para eles de forma diferente. Que tragédia irreversível!

Se você ler todo o relato de Mateus, você vai ver que havia dois grupos. Um grupo, o salvo, estava tão concentrado em amar o Senhor que completamente ignorava o valor do seu serviço para ele. O grupo perdido estava tão concentrado em seu “serviço” a Ele que completamente ignorava amá-lo. Ambos os grupos o chamaram de Senhor, mas Ele era o Senhor apenas dos que haviam se “perdido” só para encontrá-lo novamente Nele. O outro grupo somente se viram como se empurrando para a frente para que Ele o notase e perderam tudo no final.

Um dos meus ativos destinatários de e-mail na costa oeste, um Nazareno que muitas vezes responde de maneira significativa, me escreveu o seguinte sobre o blog de Terry Ivy:

“Novamente, essas ‘coisas’ em si não são erradas ou até mesmo pecado. Mas por outro lado, tudo o que antecipa, distrai, brinca com os sentimentos e, especialmente, “mistura-se”com o Evangelho precisa ser avaliado … Os crentes continuamente parecem estar chegando com todos os tipos de formas e meios para entreter. … em vez de sugerir reuniões de oração e concentrar todas as mensagens na igreja sobre a graça salvadora e o preço Cristo pagou por mim na cruz. Qualquer coisa na vida e especialmente na igreja pode se tornar uma pedra de tropeço, desconto, desacreditar e humilhar o Evangelho – portanto, deve obrigar-nos a julgar tudo à luz da obra redentora de Cristo na cruz. A cruz não é mais tida em alta estima, quando todas estas ‘coisas’ entram na igreja. Sempre que esses locais são usados para “atrair” as pessoas, eu sempre noto que a mensagem simples e clara do Evangelho, que obriga os pecadores, à vir à cruz, torna-se diluída e, muitas vezes nem sequer é mencionada.

Essa mesma pessoa, em seguida, seguiu com uma resposta à minha pergunta que se tornou o tema deste artigo:

“Sim, muito possivelmente isso poderia pertencer ao verso: ‘Senhor, não fizemos muitas coisas maravilhosas em seu nome? ‘mas … infelizmente, devido ao fato de que as portas foram abertas para o inimigo – este versículo está perdido para aqueles que estão sendo entretidos”.

Outro correspondente Nazareno no EUA oriental, respondendo ao mesmo artigo Ivy, me enviou esta mensagem:

“Eu acredito que isso também acontece nos dias (anterior) na (minha infância) na IDN [3] . Houve cantoria animada, e pregação sólida, e basicamente isto. Saímos para ‘visitar’ e testemunhar – e é isso que trouxe as pessoas para a igreja. Pregação forte, sempre terminando em um tema sobre – o céu ou inferno – o confronto, resultou em conversões reais no altar – e muitas vezes tomaram mais do que os 2 ou 3 minutos que leva para orar a “oração do pecador”. E a igreja cresceu.”

Eu não sou um pessimista. Embora eu saiba que há para ocorrer uma grande apostasia imediatamente antes da segunda vinda de Cristo e que muitos serão enganados, eu também acredito que Jesus não virá para uma Igreja que se está entrincheirando de ataques do mundo. Ele estará vindo para uma Igreja ocupada, uma Igreja que está atendendo à sua missão, enquanto mantendo um olho no céu.

Lucas 12:37-38: Bem-aventurados aqueles servos, aos quais o senhor, quando vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará reclinar-se ã mesa e, chegando-se, os servirá. Quer venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os acha. “

 

[1] Terry Ivy. A Igreja que está Repensando, Parte 5 – Conversões Bíblicos  (http://blogs.christianpost.com/guest-views/rethinking-church-part-5-biblical-conversions-9823/ ).

[2] Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos (2 Timóteo 4:3, NET). Por esta razão, eles não vão tolerar a sã doutrina.

[3] IDN é uma abreviatura comum para a Igreja do Nazareno

 

Dr. vovô (John Henderson)
[AVISO: qualquer coisa que eu escreva sobre essa assinatura pode ser copiado ou compartilhado com os outros e é considerado como material publicado salvo indicação em contrário aqui]

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: