4. Qual é A Lectio Divina?

Lectio Divina é latim para “leitura divina”, “leitura espiritual”, ou “leitura sagrada” e representa um método de oração e leitura bíblica destina a promover a comunhão com Deus e para fornecer insights espirituais especiais. Os princípios da lectio divina foram expressos por volta do ano 220 dC e praticado por monges católicos, especialmente as regras monásticas dos Santos. Pacômio, Agostinho, Basílio e Bento.

A prática da lectio divina é actualmente muito popular entre os católicos e os gnósticos, e está ganhando aceitação como uma parte integrante das práticas devocionais da Igreja Emergente. Pope Benedict XVI disse em um discurso de 2005, “Eu gostaria, em especial para lembrar e recomendar a antiga tradição da Lectio Divina: a leitura assídua da Sagrada Escritura acompanhada pela oração que traz um diálogo íntimo no qual a leitura, se escuta Deus que fala e, rezando, responde-lhe com confiante abertura do coração. “Lectio também é dito ser adaptável para pessoas de outras religiões na leitura de sua escritura-se que seja o Bhagavad Gita, a Torá ou o Corão. Não-cristãos podem simplesmente fazer as modificações adequadas do método para acomodar as tradições seculares. Além disso, os quatro princípios da lectio divina pode também ser adaptado para os quatro princípios psicológicos junguianos de sentir, pensar, intuir, e sentimento.

A prática da lectio divina começa com um momento de relaxamento, tornando-se confortável e limpar a mente de pensamentos e preocupações mundanas. Alguns praticantes lectio encontrá-lo útil para concentrar começando com respirações profundas, limpeza e recitando uma frase ou palavra escolhida mais e mais para ajudar a mente livre. Então eles começam com as quatro etapas:

Lectio – Lendo a passagem da Bíblia e, lentamente, suavemente várias vezes. A passagem em si não é tão importante quanto o sabor de cada parte da leitura, constantemente para ouvir a “voz mansa e delicada” de uma palavra ou frase que de alguma forma fala com o médico.

Meditatio – Refletindo sobre o texto da passagem e pensando em como se aplica a própria vida. Esta é considerada uma leitura muito pessoal da Escritura e pedido muito pessoal.

Oratio – Resposta à passagem, abrindo o coração a Deus. Esta não é primordialmente um exercício intelectual, mas é pensado para ser mais do início de uma conversa com Deus.

Contemplatio – Ouvindo a Deus. Esta é uma libertação de si mesmo de seus próprios pensamentos, tanto mundano e sagrado, e ouvir Deus falar conosco. Abrir a mente, coração e alma para a influência de Deus.

Naturalmente, a conexão entre a leitura da Bíblia e oração é um ser incentivada, pois eles devem sempre caminhar juntas. No entanto, os perigos inerentes a este tipo de prática, e sua semelhança impressionante com a meditação transcendental e outros rituais perigosos, devem ser cuidadosamente considerados. Ele tem o potencial para tornar-se, e muitas vezes se torna uma busca da experiência mística, onde o objetivo é vazia e libertar a mente e fortalecer-se. O cristão, por outro lado, usa as Escrituras para buscar o conhecimento de Deus, sabedoria e santidade através do significado objetivo do texto com o objectivo de transformar a mente de acordo com a verdade. Deus disse que Seu povo é destruído por falta de conhecimento (Oséias 4:6), não por falta de mística, encontros pessoais com ele.

Aqueles que tomam essa abordagem sobrenatural para o texto pode desligá-lo do seu contexto e significado natural e usá-lo em uma subjetiva, individualista, experimental, até mesmo o nome-lo, e afirmam–forma, para o qual nunca foi destinado. Aqui é onde lectio e inserem-se em um gnosticismo. Gnosticismo cristão é a crença de que um deve ter uma “gnose” (do grego Gnosko, “saber”) ou do conhecimento místico, interior obtida somente após um foi devidamente iniciado. Apenas alguns podem possuir este conhecimento místico, limitando o número de pessoas “saber”. Naturalmente, a idéia de ter informação privilegiada é muito atraente e faz com que o conhecedor “sentir-se importante, especial e único em que ele / ela tem uma experiência especial com Deus que ninguém mais tem. O conhecedor “acredita que as massas não estão na posse do conhecimento espiritual e só os verdadeiramente” iluminados “podem experimentar Deus. Assim, a reintrodução do contemplativo, ou centralização, a oração, uma prática meditativa, onde o foco está em ter uma experiência mística com Deus na Igreja. A oração contemplativa é semelhante ao usado em exercícios de meditação religiões orientais e da Nova Era cultos e não tem qualquer fundamento na Bíblia, embora a oração contemplativa-dores usam a Bíblia como um ponto de partida.

Além disso, os perigos inerentes ao abrir nossas mentes e ouvindo vozes deve ser óbvia. A oração contemplativa-dores estão tão ansiosos para ouvir alguma coisa, qualquer coisa que eles podem perder a objetividade necessária para discernir entre a voz de Deus, os seus próprios pensamentos, ea infiltração de demônios em suas mentes. Satanás e seus asseclas estão sempre ansiosos para incursões na mente dos desavisados, e abrir nossas mentes de tal forma é convidar o desastre. Nunca devemos esquecer que Satanás está sempre à espreita, buscando a devorar as nossas almas (1 Pedro 5:8) e pode aparecer como um anjo de luz (2 Coríntios 11:14), sussurrando suas mentiras enganosas em nossa mente aberta e disposta .

Finalmente, o ataque sobre a suficiência das Escrituras é uma clara distintivo da lectio divina. Quando a Bíblia afirma ser tudo o que precisamos para viver a vida cristã (2 Timóteo 3:16), adeptos lectio negam isso. Aqueles que praticam a “conversação” orações, buscando uma revelação especial de Deus, a pedir-lhe para ignorar o que Ele já revelou para a humanidade, como se Ele agora renunciar a todas as suas promessas sobre a Sua Palavra eterna. Salmo 19:7-14 contém a declaração definitiva sobre a suficiência das Escrituras. É perfeito “, revivendo a alma”, é “direito e alegram o coração”, é “puro, e ilumina os olhos”, é “verdadeira” e “inteiramente justos” e é “mais desejáveis do que ouro. “Se Deus quis dizer tudo o que Ele disse que neste salmo, não há necessidade de uma revelação adicional, e para lhe pedir um é negar o que Ele já revelou.

O Velho eo Novo Testamentos são palavras de Deus para ser estudado, meditado, orado, e memorizado para o conhecimento e objetiva o que significa que contêm e da autoridade de Deus que exercem, e não para a experiência mística ou o sentimento de poder pessoal e interior paz que pode estimular. Conhecimento de som vem primeiro, depois o tipo de experiência e duradoura paz vem como um subproduto de conhecer e de comunhão com Deus, com razão. Enquanto uma pessoa tem esta visão da Bíblia e oração, ele / ela está praticando o mesmo tipo de meditação e oração na Bíblia que os seguidores de Cristo, acreditando sempre elogiado.

www.gotquestions.org

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: